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Balanço PVP
#1
Balanço PVP

Esse tópico tem a intenção de esclarecer as premissas e nos dados que nos baseamos para balancear o PVP, para seja o mais transparente possível, e que com base nessas premissas os players possam também entender e nos dar sugestões para melhorar constantemente nosso PVP.

Colocamos no início as dificuldades que temos e as soluções que encontramos pra que o PVP fique da melhor forma possível.

Lembrando que o PVP não tem rigorosamente NADA a ver com o PVM, são configurações completamente separadas.

Dificuldades em Balancear o PVP:

  • Pensando somente nos atributos cada personagem possui uma curva de evolução, alguns são mais fortes no início e depois tem uma evolução mais lenta e outros são fracos no início e possuem uma evolução mais rápida. O que causa muitos problemas num servidor com reset, pois o DL e RF sem o devido balanço fica com um dano estratosférico num servidor de reset.
  • Se os personagens forem balanceados com os melhores sets do jogo, de início classes que possuem partes de set a menos como o MG sem HELM, ficam extremamente overpower no início. Isso ocorre pois, para que a classe tenha valor no lategame precisamos compensar a ausência desse item com defesa, dano e etc, porém no início ele fica com essa compensação e acaba dando muito mais dano e tendo uma defesa acima das demais classes.
  • Os itens no servidor são extremamente valiosos, com opcionais únicos, e aumento de poder a cada TIER novo. Portanto ao balancearmos com os sets mais poderosos no início seria muito desbalanceado, pois não teria esses opcionais com o set Blue EYE por exemplo, ou da asa LVL4. Imaginem um PVP balanceado com os chars com 15 20 mil de vida tendo 1 a 3 mil, seria quem bateu primeiro levou.
  • Ainda mais complicado seria para os players iniciantes que demorariam muito tempo até alcançar os sets mais valiosos e assim poder ter um PVP legal.
Base PVP:
  • Pensando em todos esses problemas entendemos que a melhor forma de ajustar esse PVP tanto para os TOP players, quanto para iniciantes seria o balanço PVP por etapas do servidor. Baseado na quantidade de pontos e sets liberados em cada etapa. Ex: Balancear com 40rr com sets Rosa (380), 80rr com set socket e assim por diante.
  • Ainda sim teríamos problemas no início, portanto criamos uma base pvp somente para os primeiros dias com 0 resets e sets de coração.
  • Para que todos possam aproveitar os eventos PVP desde o início, iremos copiar o modelo de grandes servidores e criar salas com limite de resets e ajustar o balanço PVP delas de acordo com esse limite. Ex: Sala 1 Principal sem limite de RR com o balanço PVP do estágio atual do servidor. Sala 2 limite de 40rr com balanço para esse limite e itens rosa. Sala 3 limite de 20rr balanço com esse limite e itens de box5 e etc.
Pontos Fortes do Modelo:
  • Oportunidades para todos aproveitarem os eventos PVP desde o início.
  • Balanço mais próximo possível do ideal desde o início.
  • Sem essa história da classe tal dominar.
Pontos Fracos do Modelo:
  • Haverá alterações no dano x defesa de praticamente todas as classes em cada mudança de etapa, abrindo espaço pra críticas muitas vezes individualistas como: "meu dano caiu", "admin nerfou classe X por reclamação" e outras rsrsrs.
Como sabemos que muitos não irão nem ter paciência de ler até aqui toda a explicação iremos também colocar vídeos no nosso canal do Youtube demonstrando o equilíbrio do PVP classe por classe.
Esse não é o modelo perfeito, mas entendemos que foi o melhor possível dentro de todas as possibilidades que encontramos, conversando com admins, players experientes em outros servidores e até mesmo alguns fornecedores desse tipo de serviço.
Porém acreditamos que fizemos um bom trabalho e esse texto demonstra nosso capricho, então esperamos que as críticas venham também com capricho, com vídeo e demonstrações claras do que podem ser melhoradas, para que possamos estudar com calma e aprimorar nosso servidor.

Perguntas Frequentes:
  • Por que não coloca fullstats sem set e faz o balanço?
    R: Se fizermos fullstats, nunca será balanceado de verdade, pois o servidor terá no maximo 63 mil pontos ao final e full stats seria 260 a 325 mil pontos dependendo da classe. Fora todo o desbalanço no início. Com relação ao set os chars seriam imortais quando colocasse um simples set de box5, quem dera os mais fortes.

  • Por que o dano da classe X cai logo que muda o limite de Resets?
    R: A cada etapa do servidor não aumenta somente o limite de reset e pontos, mas também os itens disponíveis também aumentam. Portanto o balanço dessa etapa precisa refletir o conjunto todo para que seja equilibrado. Existem classes que batem 5x por segundo, tem classe que bate 10x por segundo, com aumento na arma de 1000 de dano por exemplo a classe que bate mais rápido fica em vantagem e isso precisa ser ajustado. De uma etapa pra outra pode até cair o dano que saia no hit, mas garantimos que foi pensando nessa nova etapa e nunca pra nerfar classe tal. Situações como essa de NERF ou BUFF serão avisadas no site com o devido motivo e vídeos do que ocorria e o novo vídeo com o novo balanço.

Ufa!
Bom esperamos que com esse texto longo, porém necessário estejamos sendo bem transparentes com o item mais importante do servidor.
Bom jogo a todos!


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